#27 - Nova sapatilha, mesma essência: o balletcore permanece em 2025
E mais: PatBo leva Carnaval para a NYFW, novo livro da Prada, Iguatemi compra Patio Paulista e Patio Higienópolis.
✍🏻 Por @pollet.id
☕ Bebida do dia: coquinha gelada 🥤
🌡️ Mood do dia em um emoji: 💁♀️
🎧 Escrita ao som de:
Muito tarde para desejar um feliz Ano Novo? Acho que não, né?! Ainda mais quando o ano só começa depois do Carnaval… Brincadeiras à parte, voltei e estou muito feliz em ter você aqui comigo, vestindo seu cérebro com informações de qualidade em 2025. Teremos muitas novidades e muito conteúdo bom. Bora começar? Um ano muito fashionista pra nós! 💁♀️✨
🩰 A sapatilha do ballet está diferente…
🎭 PatBO leva Carnaval Brasileiro para Nova York
📖 Nova campanha da Prada traz um livro de contos
♻️ Gen Z e millennials buscam qualidade e sustentabilidade no luxo
💰 Iguatemi compra shoppings Pátio Higienópolis e Paulista
A sapatilha do ballet está diferente…
Na edição #9 do Jornalismo de Moda eu falei que o coquettecore permanecia em alta - e agora digo mais: o balletcore, seu primo-irmão continua também. Prova disso são os tênis, que estão ganhando cada vez mais a cara de sapatilha de ballet.
Na última semana, só em uma rolagem de feed, vi modelos da Puma, Ganni, Collina Strada Adidas - em collab com Taqwa Bint Ali, entre outros.
Todos têm características que lembram o universo do ballet, como as próprias sapatilhas, além de flores, bordados e elementos que garantem conforto e estilo.
Confesso que me apaixonei por vários modelos que eu vi - e eu já tive um nesse estilo, quando dançava jazz, lá em 2005. Será que agora o Samba e o Gazelle se aposentam?
- Façam suas apostas.
🎭 PatBO leva Carnaval Brasileiro para Nova York
Não é segredo que eu sou apaixonada pelas estratégias de marketing da PatBO. Aproveitando - com razão e visão - o Brasilcore que permanece forte lá fora, a marca levou o Carnaval para a New York Fashion Week e mostrou que a festa vai muito além dos clichês que os gringos estão acostumados.
A coleção PatBO Carnaval Gala contou com muito paetê, pedraria, franjas, penas, tecidos fluidos e cores como vermelho, rosa, preto e azul.
Patricia Bonaldi, em parceria com Eduardo Caires, conseguiu traduzir a essência do Carnaval brasileiro em peças que trazem pele, movimento, brilho e um lado sofisticado, ao mesmo tempo que fashionista, carregando essa energia para além da festividade.
É como se fosse possível vestir um pouco do Carnaval o ano todo, a cada festa, a cada momento importante, independentemente do lugar em que se esteja.
- Chic.
Nova campanha da Prada traz um livro de contos
Adeus, fashion films? A Prada deu um passo além e transformou sua campanha de primavera 2025 em um livro de contos, escrito por ninguém menos que Ottessa Moshfegh e estrelado por Carey Mulligan.
Batizado de Ten Protagonists, o projeto traduz o espírito da coleção de Miuccia Prada e Raf Simons, que celebra a individualidade e o estilo guiado pelo caráter de quem veste. Moshfegh, conhecida por suas heroínas intensas e imprevisíveis (Eileen, Meu Ano de Descanso e Relaxamento), criou dez histórias em primeira pessoa, cada uma inspirada em uma persona Prada, com direito a figurino, cabelo e maquiagem pensados no detalhe.
Já Mulligan, musa de red carpets e protagonista de Bela Vingança e Maestro, dá vida às personagens, que vão de uma programadora obcecada por falhas de aplicativos a uma fotógrafa ensinada a “ver” pelo avô cego.
O livro será apresentado agora, em fevereiro, em eventos exclusivos nas lojas Prada de Tóquio, Milão, Paris e Londres.
- Já quero o meu.
Gen Z e millennials buscam qualidade e sustentabilidade no luxo
O luxo está mudando – e a Geração Z e os millennials estão no comando dessa transformação. Esqueça compras impulsivas: uma nova pesquisa da Tink mostra que esses consumidores estão cada vez mais seletivos, priorizando qualidade, sustentabilidade e uma experiência de compra impecável.
Entre os dados mais interessantes: 73% dos millennials e 64% da Gen Z preferem investir em peças que durem, enquanto mais de 60% estão dispostos a pagar mais por produtos feitos de forma ética. Mas não para por aí – a experiência também conta. Para a maioria, luxo não é só o que se compra, mas onde e como se compra. Para os entrevistados, a reputação da marca pesa tanto quanto o produto em si.
- A lição? Mais propósito, menos status.
Iguatemi compra shoppings Pátio Higienópolis e Paulista
O mercado de luxo e lifestyle ganhou uma movimentação bilionária: a Iguatemi acaba de fechar um acordo para adquirir 100% dos shoppings Pátio Higienópolis e Pátio Paulista. O Cade já deu o sinal verde para a transação, avaliada em R$ 2,58 bilhões.
O pagamento será feito em grande estilo – 70% à vista e o restante dividido em duas parcelas anuais ajustadas pelo CDI. A negociação reforça o posicionamento da Iguatemi no segmento premium, consolidando seu portfólio com dois dos endereços mais estratégicos do varejo em São Paulo.
A compra sinaliza uma tendência forte no mercado: a aposta em experiências sofisticadas e hubs de lifestyle completos, indo além das compras para criar espaços que conectam moda, gastronomia e cultura.
Agora, resta acompanhar os próximos passos – e as possíveis movimentações de outras gigantes do setor.
- Curiosa com o que está por vir.
“Life is collaboration”.
- Virgil Abloh
* A vida é colaboração
Jornalismo de Moda é uma newsletter semanal gratuita, produzida por Jhenifer Pollet, jornalista, especialista em Marketing Digital e pós-graduanda em Moda: cultura, comportamento e tendências.
💌 Pautas, parcerias ou um café:hello@jornalismodemoda.com.br
📱 Siga no Instagram para mais infos de moda:@pollet.id
tem tempos que nao leio algo tão bom. parabéns! é leve e viciante! ♥️