#26 - Por que as ombreiras estão voltando?
E mais: Desgosto cria coleção com Turma da Mônica; relatório da diversidade no SPFW 58, Focus Fashion Summit e festa da Chanel com Pabllo Vittar.
✍🏻 Por @jheniferpollet
☕ Bebida do dia: café coadinho, bem gostoso
🌡️ Mood do dia em um emoji: 🤓
🎧 Escrita ao som de:
Se você só busca referências nos mesmos lugares - principalmente se for só na internet - está perdendo muito. Sou uma pessoa caseira e reservada, amo meu sofá, uma mantinha e uma série comfy (voltei a maratonar Girls, inclusive).
Neste mês me "forcei" a sair e ir em todos os eventos de moda e beleza que eu podia. O resultado? Conheci pessoas legais, mudei meu ponto de vista sobre algumas questões da moda, passei a olhar com mais carinho para mim e a abrir ainda mais a minha mente para coisas novas.
Novembro está chegando e eu já tenho vários eventos para ir - entre eles, o Focus Fashion Summit (evento gratuito) e o RD Summit.
Dica da irmã mais velha e fashionista: se puder, saia mais, encontre pessoas que gostam de falar sobre o que você fala. Há muitos eventos e lugares gratuitos por aí e, é bom trocar com quem nos entende - ainda mais na moda, que é um mercado complexo e muito competitivo, em que nos sentimos um pouco sós.
🕵🏻 Por que as ombreiras estão voltando?
🥰 Desgosto com gostinho de infância brasileira
🪩 Chanel + Pabllo Vittar? Um match interessante
👀 Relatório da Diversidade do SPFW 58
💼 Focus Fashion Summit - quem eu vou encontrar lá?
🕵🏻 Por que as ombreiras estão voltando?
Gossip Girl já tinha nos avisado que "ombreiras vão e vêm, mas uma melhor amiga é para sempre" - e não é que elas voltaram. MAIS UMA VEZ?!
O acessório marcou a moda dos anos 1980 e é um símbolo de poder e confiança para muitas pessoas - principalmente para as mulheres, quando lembramos da tendência "Working Girl", popular nessa época. Inclusive, o filme Uma secretária de futuro é um ótimo exemplo disso.
Mesmo que a tendência seja um tanto quanto polêmica, já estamos vendo muitas marcas apostando nas ombreiras - Saint Laurent e Balmain trouxeram modelos mais impactantes para a passarela nas coleções de outono. Já agora, no SS24, também podemos ver ombreiras (ainda que mais tímidas, menos proeminentes) na Miu Miu, Prada e Valentino.
Fora das passarelas, as celebridades também estão adotando as ombreiras: Zendaya, Lily Collins, Suki Waterhouse e Hailey Bieber têm andado ainda mais maravilhosas em red carpets e até em eventos casuais, com os ombros "pontiagudos".
Já falei nesta semana sobre as messy collars, a influência das estéticas Grandpacore, Siren Office ou Corpcore. Com a ascensão dos looks "para o trabalho", como camisas e terninhos, já era de se imaginar que as ombreiras voltariam - afinal, sejamos sinceros aqui: esses "cores" bebem muito do Working Girl, de 1980.
Confesso que eu ADORO uma ombreira. Sempre usei e vou continuar usando - sendo uma trend ou não, independentemente do “blablacore” do momento.
- Beijinho no ombro na ombreira.
🥰 Desgosto com gostinho de infância brasileira
Já não é novidade que eu sou uma fashion nerd assumida e apaixonada pela Turma da Mônica - já falei sobre isso aqui. E se você também ama moda e os personagens mais queridos do Brasil, precisa conferir essa collab maravilhosa com a Desgosto.
A coleção conta com uma variedade de peças, como jaquetas, calças, camisas, camisetas, moletons e outros, trazendo os personagens de um jeito divertido e moderno. Modelagens over, tons saturados, algumas em uma pegada retrô bem cool, sabe?!
A jaqueta + calça jeans são minhas favoritas, assim como a t-shirt oversized que tem uma Mônica old school belíssima - mas que já esgotaram.
Inclusive, a marca caprichou na embalagem e as peças vão em uma caixa personalizada com a turminha, com um chaveiro e adesivo exclusivos.
[+ infos]
- Meus sonhos fashionistas ‘vilalam’ realidade.
🪩 Chanel + Pabllo Vittar? Um match interessante
Dia 5 de novembro o MASP realiza uma edição especial da MASP Festa, em celebração aos 10 anos do evento beneficente, que visa arrecadar fundos para a programação cultural e educativa do museu, promovendo a diversidade e inclusão.
A festa é patrocinada pela Chanel e terá um show exclusivo da Pabllo Vittar, além da apresentação da DJ Valentina Luz e um coquetel preparado pela chef Manuelle Ferraz, do restaurante A Bananeira.
Ah, e se você quiser fazer parte, saiba que é possível!
Os ingressos estão à venda no site do MASP e custam R$ 850 + taxa, podendo ser parcelados em até 6 vezes sem juros. [+ infos]
- Chique.
👀 Relatório da Diversidade do SPFW 58
Quando li o Relatório da Diversidade da última edição do SPFW, não pensei duas vezes antes de compartilhar por aqui. É importante ter em mente que diversidade e sustentabilidade caminham - e precisam caminhar - juntas.
O material foi criado por Ana Luiza Garritano, consultora e pesquisadora de moda inclusiva que também é docente de moda e modelagem e a cabeça por trás do blog Fora da Moda - sigam porque vale a pena.
👉🏻 Cliquem para ver o conteúdo na íntegra 👆🏻
Segundo o relatório, foram 1297 modelos que entraram na passarela e, ainda assim, pouca diversidade: 30 modelos gordos, 26 modelos mais velhas, 3 modelos com deficiência aparente, entre outros dados importantes, apontados por Ana Luiza.
As marcas mais diversas da edição foram Fernanda Yamamoto, Meninos Rei e Az Marias - e, por favor, cliquem no post para conferir o conteúdo completo da pesquisadora. Ela merece!
Diante dos números, percebe-se um avanço em relação às edições passadas; no entanto, ainda há muito trabalho pela frente, especialmente com o "culto à magreza" voltando à tona.
- Verdade seja dita: ainda falta diversidade.
💼 Focus Fashion Summit - quem eu vou encontrar lá?
O Focus Fashion Summit está chegando e essa é a hora de organizar a agenda e ter acesso a uma imersão gratuita de três dias no mundo da moda.
O evento ocorre entre os dias 5 e 7 de novembro, no Pro-Magno, em São Paulo, e é pensado para profissionais da cadeia de moda brasileira - empresas, autônomos, estudantes e quem gosta do assunto.
Estou muito empolgada com alguns dos painéis - entre eles o do Fashion TikTok, macrotendências de comportamento para 2026, com Jorge Grimberg, e inteligência artificial na moda.
Para ter acesso ao evento é só se cadastrar no site do Focus Fashion Summit.
- Quem de vocês eu vou encontrar por lá? [+ infos]
“Black is modest and arrogant at the same time. Black is lazy and easy - but mysterious. But above all black says this: ‘I don’t bother you - don’t bother me’."
- Yohji Yamamoto
"Preto é modesto e arrogante ao mesmo tempo. Preto é preguiçoso e fácil — mas misterioso. Mas, acima de tudo, preto diz isto: 'Eu não incomodo você — não me incomode.'"
Jornalismo de Moda é uma newsletter diária e gratuita, produzida por Jhenifer Pollet, jornalista, especialista em Marketing Digital e pós-graduanda em Moda: cultura, comportamento e tendências.
💌
Pautas, parcerias ou um café: hello@jornalismodemoda.com.br
📱
Siga no Instagram para mais infos de moda: @jheniferpollet