#25 - Messy Collars: o que a gola da sua camisa diz sobre você?
E mais: Miu Miu no topo, exposição sobre a moda brasileira, data divulgada do novo Índice de Transparência.
✍🏻 Por @jheniferpollet
☕ Bebida do dia: váááários copos de água
🌡️ Mood do dia em um emoji: 👀
🎧 Escrita ao som de:
Depois de muitas enxaquecas - troquei meus óculos de grau e o grau aumentou -, muito trabalho, muitos eventos de moda e uma agenda caótica, voltamos com a programação na newletter. Pelo amor da deusa, eu só quero manter a constância por aqui.
- É pedir muito?! hahahaha.
👔 Messy collars: o que a sua gola fala sobre seu estilo
🖼️ Uma exposição para aprender sobre a moda brasileira
👀 Já conhece a El Gato?
🗃️ Índice de Transparência da Moda Brasil já tem data
📈 Miu Miu no topo
👔 Messy collars: o que a sua gola fala sobre seu estilo
Com o Grandpacore e o Siren Office ou Corpcore, é impossível não perceber que as golas estão em alta - seja nas camisas tradicionais ou nas camisetas tipo polo, é interessante perceber que, além de trazerem esse ar um pouco mais sério e corporativo, elas também estão vindo bagunçadas. Sim, isso mesmo! As messy collars estão em alta.
As pessoas que usam uma camisa com um suéter, moletom, colete ou até camisetas, e deixam as golas aparentes não estão preocupadas se elas estão certinhas. Tem gente que deixa uma das golas para fora e outra para dentro, uma para cima e a outra para baixo e por aí vai.
Conseguimos ver esse truque de styling (sim, eu acho que pode ser visto como truque) em desfiles da Miu Miu, Ganni, Coperni, Burberry, Bottega Veneta, entre outros. Acho que a tendência faz ainda mais sentido com essa presença forte do messy - trazendo um contraponto ao "arrumadinho e sério" do corporativo tradicional.
- E aí, como você vai usar as suas golas a partir de agora?
🖼️ Uma exposição para aprender sobre a moda brasileira
Se você mora ou está vindo para São Paulo e, ama moda assim como eu, precisa visitar a exposição Exposição 60 anos da Moda Brasileira, no museu A Casa do Objeto Brasileiro.
Cada uma das peças conta um pouco da história da moda brasileira, refletindo mudanças culturais, sociais e artísticas que moldaram o país ao longo dos anos. Imagina poder ver de pertinho peças que marcaram o início da alta-costura nacional e outras que marcam o momento em que estamos vivendo?
Não sei você, mas já estou colocando essa expo na minha agenda! A visitação é gratuita e segue até o dia 10/11, de quinta a domingo, das 10h às 18h. [+ infos]
👀 Já conhece a El Gato?
Sabe o vestido icônico de Jenna Rink, do filme De Repente 30? E as saias de tule da Carrie Bradshaw? E as camisetas e moletons que Rachel e Monica usam em Friends? E se eu te contar que há uma loja que vende tudo isso?!
Foi assim que eu conheci a El Gato - loja online da Heloiza Romão que sabe conversar muito bem com millennials (eu) e Gen Z. Me apaixonei logo de cara pelas peças e já adquiri uma saia de tule pra chamar de minha!
Fica a dica para você, que ama cultura pop e está buscando por peças divertidas. Depois que chegar eu mostro minhas comprinhas! [+ infos]
🗃️ Índice de Transparência da Moda Brasil já tem data
Todo ano o Fashion Revolution produz o Índice de Transparência da Moda Brasil - a maior pesquisa do setor sobre transparência do país, que começou em 2018. A edição de 2024 já tem uma data de lançamento: dia 7 de novembro e será comparativa, oferecendo um balanço dos dados recolhidos até 2023.
Eu adoro acompanhar os índices porque eles trazem dados importantes sobre as marcas brasileiras e nos ajudam a ficar de olho naquelas que ainda não estão fazendo a mais pela moda e por nosso planeta.
Enquanto ainda não sai, aproveite e confira o índice do ano passado [+infos]
📈 Miu Miu no topo
A Miu Miu (uma das marcas que eu mais amo no mundo) recuperou seu título como a "the hottest brand"- a marca mais quente do mundo - na lista da Lyst, plataforma de moda e tecnologia, no terceiro trimestre de 2024. Lembrando que o posto anterior era da Loewe.
Essa lista faz uma pesquisa com mais de 200 milhões de usuários e serve como um termômetro para a próxima estação. Achei interessante que a The Row - marca das irmãs Olsen, recém comprada pelo grupo da Chanel - subiu sete posições e é a nona marca mais desejada do mundo. Continuemos de olho! [+ infos]
“What you wear is how you present yourself to the world, especially today when human contacts go so fast. Fashion is instant language”.
- Miuccia Prada
* “O que você veste é como você se apresenta ao mundo, especialmente hoje, quando os contatos humanos acontecem tão rapidamente. A moda é uma linguagem instantânea”.
Jornalismo de Moda é uma newsletter diária e gratuita, produzida por Jhenifer Pollet, jornalista, especialista em Marketing Digital e pós-graduanda em Moda: cultura, comportamento e tendências.
💌 Pautas, parcerias ou um café:
hello@jornalismodemoda.com.br
📱 Siga no Instagram para mais infos de moda:
@jheniferpollet