#19 - Sustentabilidade: Copenhagen Fashion Week começa hoje
Startup brasileira cria biotecido, franquias de moda sustentável infantil cresce 40% no primeiro semestre e Lojas Renner entre as empresas mais sustentáveis do mundo.
✍🏻 Por Jhenifer Pollet
🎧 Escrita ao som de: Green & Gold - Lianne la Havas
☕ Bebida do dia: óbvio que café.
🌡️ Mood do dia em um emoji: 🥇
Já posso dizer que eu tava com saudade? Pouco + de uma semana sem escrever por aqui e eu entendi que essa news faz parte de mim. A Casa de Criadores foi incrível e me exigiu muito, por isso a pausa. Ah, estou criando um e-book com os insights do evento e em breve publico. Voltei!
* 280 caracteres - cravado. É ouro! Ai como eu tô olímpica!
♻️ Copenhagen Fashion Week: começou a fashion week mais sustentável do mundo
Meu sonho de cobrir a Copenhagen Fashion Week não é de agora - e estou jogando essa intenção para o Universo enquanto escrevo a news. Vai quê!?
A nova edição do evento, que se destaca pela sustentabilidade, começou hoje e segue até sexta-feira, dia 9 de agosto - tendo o patrocínio, inclusive, da brasileiríssima Simple Organic, marca responsável pela beleza dos desfiles.
A CPHFW exige que todas as marcas participantes cumpram requisitos mínimos de sustentabilidade e novas regras foram introduzidas para incentivar práticas mais sustentáveis na produção e comercialização das peças, assim como promover a igualdade e diversidade no ambiente de trabalho. Chique!
Ela é a primeira semana de moda a implementar um plano de ação para reduzir o impacto ambiental. As emissões de carbono operacionais são proibidas e as marcas precisam usar pelo menos 50% de tecidos orgânicos, reciclados ou reutilizados em suas coleções, além de embalagens sustentáveis e cenografias sem desperdício.
Desta vez, a GANNI, uma das marcas que eu mais amo na vida, não irá participar. Mas sugiro ficar de olho na Baum und Pferdgarten, que tem uma vibes GANNI, e a Rotate, outra que eu amo.
Se você, assim como eu, ama moda e sustentabilidade, acesse o site da Copenhagen Fashion Week para ficar de olho nos desfiles e siga o perfil do evento no Instagram.
- É daqueles eventos para sair mais inspirado e com o coração quentinho.
⚠️ Atenção: falando em fashion week, estou trabalhando em um e-book com todas as minhas impressões sobre a última edição da Casa de Criadores, que tive o prazer de cobrir pela primeira vez. Nesta semana sai!
🛝 Moda infantil sustentável e gerando renda
Chamando todas as mães, pais, tios e tias/dindas (eu mesma) da newsletter!
A Arena Baby, uma rede de franquias de moda sustentável infantil, cresceu 40% no primeiro semestre do ano, alcançando a marca de mais de R$ 10 milhões.
A empresa vende produtos seminovos e nunca usados, com 80% de desconto, de diversas marcas - e a gente sabe… Produtos infantis são caros. Uma vez inventei de dar um All Star para o meu afilhado, que tinha cinco aninhos na época, foi mais caro que o meu, tá!?
Agora, a Arena Baby pretende movimentar R$ 25 milhões até o final do ano e, segundo a fundadora, Giovanna Domiciano, seu sucesso está relacionado ao trabalho dedicado da equipe, que tem o objetivo de expandir a moda sustentável no setor infantil.
🍄 Biotecido sustentável
O Brasil é ouro - e não só nas Olimpíadas, na sustentabilidade também.
Sabia que uma startup de Ponta Grossa, no Paraná, está desenvolvendo um biotecido sustentável como uma alternativa ecológica para o couro?
O material é feito a partir de fungos, como cogumelos, e usa resíduos da agroindústria. O processo de fabricação envolve a esterilização dos resíduos, a introdução do micélio (parte vegetativa do fungo composta por filamentos finos), e o crescimento controlado do fungo, que age como uma cola natural.
Incrível, né?!
A produção do biotecido leva em torno de 22 dias e ele pode ser usado em calçados, acessórios, roupas e componentes automotivos, substituindo o couro animal e o sintético, com menor impacto ambiental. [+infos]
🥇 Lojas Renner é uma das empresas mais sustentáveis do mundo
Tem brasileira no ranking “Most Sustainable Companies of 2024” da revista Time. A Lojas Renner é a empresa mais bem posicionada do Brasil no quesito sustentabilidade e ocupa o 22º lugar entre as 500 empresas mais sustentáveis do mundo.
O ranking é elaborado pela Time e Statista, avaliando critérios como emissões de CO2, consumo de energia e uso de energia renovável. Bradesco (138º lugar), Itaú Unibanco (384º lugar), Banco do Brasil (433º lugar) e Rede D'Or São Luiz (478º lugar) também estão na lista. Interessante perceber que entre as empresas de moda nacionais, só tem ela.
Regina Durante, diretora de Gente e Sustentabilidade da empresa, destacou os esforços da Lojas Renner em sustentabilidade, incluindo o selo Re – Moda Responsável e a implementação de lojas mais sustentáveis. [+ infos]
- Que continue assim e faça ainda mais!
“Quando me perguntam como posso ser elegante, bem vestida - eu digo 'estude! Estude moda, estude cinema, estude arte e depois estude você mesmo”
- Miuccia Prada